A Web 1.0 foi a fase dos Geocities e do Hotmail. Nesta época os utilizadores apenas liam o conteúdo estático dos sites. Foi marcada pela navegação através dos links do Yahoo e do Dmoz.
Web 1.0:
- a primeira geração de internet comercial.
- um espaço de leitura - conteúdos pouco interactivos.
- o utilizador era um simples espectador.
- existiam hiperlinks.
- os aplicativos da web eram fechados.
A Web 2.0 é caracterizada pelos conteúdos dos utilizadores - tanto consomem como produzem - através de blogues, páginas do Youtube, Facebook, Flickr, Hi5,...
A separação entre quem consome e quem publica está a desaparecer.
"a Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma e para o entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma.(...)desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos da rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência colectiva" (Tim O'Reilly)
Web 2.0:
- segunda geração da WWW - conceito de troca de informações e colaboração dos utilizadores em sites e serviços.
- Muitos sites são ferramentas que permitem gerar conteúdo. A wikipédia possibilita a construção do conhecimento.
- surge muita informação inútil.
- os softwares funcionam pela Internet.
- com a opinião/participação activa do utilizador os programas são, constantemente, alterados e melhorados.
Recorrendo ao Youtube surgem vários vídeos de comparação entre estas duas gerações de internet. Por exemplo:
A Web 3.0 propõe-se ser, num período de cinco a dez anos, a terceira geração da Internet.
A Web 1.0, foi a implantação e apresentação da rede, a Web 2.0 é a que o mundo vive hoje, centrada nos mecanismos de busca como Google e nos sites em que o utilizador participa activamente, como WikiPedia, YouTube e as redes sociais como o Facebook. A Web 3.0 pretende ser a organização e o uso de maneira mais inteligente de todo o conhecimento já disponível na Internet.
A Web 3.0 será marcada pela Web semântica, a personalização, a busca inteligente e a propaganda comportamental entre outras coisas.
Assim de um modo geral:
Eu discordo do termo Web 2.0 ou Web 3.0. Para mim na Web não existe nenhuma nova tecnologia, conceitos e/ou ideias. Penso que não existe uma segunda ou terceira geração de aplicações web, apenas uma evolução natural, promovida principalmente pelo grande aumento no número de utilizadores de banda larga, novas aplicações e da própria Internet. Para muitos, o termo Web 2.0 e/ou Web 3.0 não passa de uma estratégia de marketing, arquitectada por empresas e profissionais interessados na exploração de novos negócios e investimentos
ResponderEliminar