Como professora procuro, constantemente, encontrar e aplicar métodos que promovam a atenção, a motivação e o empenho dos meus alunos, trabalhando para que atinjam bons resultados na disciplina. A web 2.0 é uma presença assídua no meu percurso profissional.
Com a Web 2.0 o trabalho é colaborativo e a relação professor - aluno fica mais estreita em tempo e espaço. Não se proporciona só o acesso à informação mas também a facilidade de publicação e de partilha online. Estar online é fundamental para aprender e ensinar.
No próximo vídeo analisa-se a importância das ferramentas web 2.0 na sala de aula:
Com as ferramentas da Web 2.0, ferramentas gratuitas e de fácil publicação, por exemplo, o blogue, o YouTube/TeacherTube, o flickr ou o del.icio.us, o professor permite uma aprendizagem partilhada e activa. Usar estas ferramentas ou outras como o Wiki, dandelife, podcast nas aulas permite trabalhar e aprofundar os conteúdos da disciplina e a noção de desenvolvimento da sociedade.
De acordo com Moran (1995a:13) “é importante educar para a autonomia, para que cada um encontre o seu próprio ritmo de aprendizagem e, ao mesmo tempo, é importante educar para a cooperação, para aprender em grupo, para intercambiar ideias, participar de projectos, realizar pesquisas em conjunto”.
O professor tem que procurar envolver os alunos na aprendizagem, preparando-os para esta “nova forma de estar, onde todos são consumidores e produtores da ‘sociedade globalizada e concorrencial’” (Carvalho, 2007).
(texto baseado em http://www.crie.min-edu.pt/publico/web20/manual_web20-professores.pdf)
Sem comentários:
Enviar um comentário